Avançar para o conteúdo principal

Alho plantado no Garrafão


Pela internet há muitas ideias "gericas" de como plantar coisas nas varandas. As palavras de ordem acabam por ser reciclagem e criatividade. 

Se procurarem por horta urbana, vertical garden ou algo semelhante abundam as imagens de hortas verticais com legumes de todos os tipos plantados em garrafas plásticas, seja ao alto, deitadas, penduradas na parede...

Como a limitação de espaço numa varanda é o grande problema há que arranjar soluções que ocupem sempre o menor espaço possível e plantar verticalmente é o lema. Lembrei-me então de tentar plantar alhos num garrafão de água!


Comecei por colocar uma cabeça de alho inteira (mesmo do supermercado) numa chávena de café com água para enraizar. A cabeça encaixava perfeitamente no topo da chávena portanto ficava como o "rabinho" mergulhado na água. A chávena era transparente o que me facilitava perceber quando a água precisava de ser trocada (quando começa a ficar turva) e ver o progresso das raízes. Enraizar os alhos por este processo é bem mais rápido e eficiente do que colocar dente a dente na terra. Se optarem por esta solução, devem separar dente a dente e colocá-los em pé, com a parte mais gordinha virada para baixo.

Depois da cabeça enraizada, processo que demora uma a duas semanas, separar os dentes é bastante fácil. Como me esqueci de fotografar deixo abaixo uma imagem que encontrei na internet de como os dentinhos devem estar antes de colocar na terra.




A seguir marquei no garrafão a caneta os espaços onde iria fazer as aberturas, em meio círculo, calculando mais ou menos o espaço que uma cabeça de alho ocuparia

A seguir recortei com um x-ato e uma tesoura todas as aberturas e por fim enchi de terra. Encher o garrafão não é um processo nada fácil e leva algum tempo e muita paciência.

Por último coloquei em cada abertura, cuidadosamente um dente de alho já germinado. Inicialmente eles ficam meios perpendiculares ao garrafão mas se optarem por pô-lo em pé eles acabam por adaptar-se e crescer na direcção correcta!!



Já fiz isto há duas semanas atrás e até agora está a correr muito bem! Neste tempo todo reguei-os apenas duas vezes, no dia em que os coloquei na terra e hoje. Como o tempo está muito húmido não é preciso regá-los muito.... Como podem ver têm crescido muito bem!!!



Comentários