Avançar para o conteúdo principal

Enraizar plantas em água


Muitas vezes compramos sementes ou vasos de aromáticas já plantadas, as sementes permitem plantar vários pés, enquanto comprar no supermercado ou no horto um vaso de plantas já com um tamanho razoável é muito mais prático!

A verdade é que nem sempre os resultados são os melhores, germinar demora algum tempo e os de compra às vezes acabam até por morrer rapidamente. Quando comecei a montar a minha varanda comprei vários vasos já com uma muda da planta ou já crescida mas em muitas o desenvolvimento deixo algo a desejar...

Propagar algumas plantas é muito simples e barato! A hortelã talvez seja o melhor exemplo disso, é um planta que pega com facilidade, seja na terra seja na água. 

Ultimamente tenho enraízado várias plantas, seja para replantar, para ter plantas novas ou até para oferecer. Este ano já enraizei coentros vietnamita, hortelã-pimenta, hortelã-ananás, segurelha e alecrim. 




Basta-vos um pequeno pé da planta e colocar em água numa janela com bastante luz e ir trocando a água de vez em quando, quando começa a ficar turva. Algumas plantas exigem mais paciência do que outras, a hortelã é relativamente rápida, mas por exemplo, tenho um caroço de abacate desde 14 de Fevereiro em água que só na semana passada (passados mais de dois meses) lançou a primeira raíz.

Já tinha cá em casa hortelã-pimenta e hortelã-chocolate (a minha favorita) mas hortelãs são sempre bem-vindas, são boas para colocar na comida, nas bebidas e fazer um belo chá! Mais por curiosidade que outra coisa queria experimentar a hortelã ananás. Peguei então num pedacinho de uma planta de outra pessoa e coloquei em água.

Fiz o mesmo com a segurelha... no ano passado tive segurelha mas no Inverno acabou por morrer. Esta aqui vinha num pacote de aromáticas daquelas já lavadas e cortadas para colocar na comida. Estava no frigorífico e já estava a começar a estragar-se, então olhei para ela e pensei "porque não?....". A verdade é que resultou, embora demore bastante mais que a hortelã a enraizar.




Obviamente podem fazer isto directamente na terra mas assim na água e num recipiente transparente é fácil de perceber o estado em que as raízes estão e não precisam de estar sempre a regar. É só colocá-las na água e esperar... se colocarem na terra têm de garantir que a terra tem sempre uma humidade constante senão não vai enraizar. Por outro lado, escusam de estar a ocupar um vaso e espaço com ele enquanto não tiverem uma planta 100% com raíz.

Estas imagens foram tiradas a 04.04, ou seja, à precisamente 20 dias. Ontem olhei para a minha hortelã ananás e está cheia de folhinhas novas e a crescer muito bem! Depois partilho aqui a evolução delas! 

A hortelã se quiserem até a podem deixar em água e ela continua a crescer... vão ver a quantidade de raízes que ela lança e perceber porque é uma planta invasiva...




Comentários