Avançar para o conteúdo principal

Maracujá - Passiflora Caerulea


No ano passado enviaram-me por correio umas sementes de maracujá bananá, ou pelo menos assim vinham identificadas que semeei numa sementeira e não nasceu absolutamente nada! Como era terra, em vez de deitar no caixote do lixo virei para o jardim do prédio.

Este ano, em Março, houve um dia que estava à espera de alguém para entrar no carro, começo a olhar para o jardim e no meio do arbusto que faz de sebe vi umas folhinhas todas entrelaçadas que me pareceram de maracujá. Na altura enviei umas fotografias a uma rapariga que faz colecção de maracujás de diferentes espécies e confirmou-me que seria uma planta "passiflora caerulea", um maracujá que é vermelho por dentro e dizem não ser bom para comer.

As sebes são sempre aparadas pelos jardineiros e arrancam as ervas daninhas todas, portanto o mais provável era arrancarem esta planta. Resolvemos então tentar resgatá-lo. Estava todo entrelaçado no arbusto mas com alguma paciência lá conseguimos tirá-lo. A raíz que se salvou foi muito pouca e achei que ia morrer. Durante algumas semanas as folhas estavam constantemente a murchar, as que estavam mais rentes à terra acabaram por cair todas mas nas últimas semanas começou a esticar-se todo pela parede acima!!! 

09.03.2018

07.05.2018

Durante as últimas semanas apareceram vários botões de flores e volta e meia vou fotografando-os com o telemóvel e tenho esperado pacientemente que aparecesse uma flor aberta! Heis que finalmente se abre uma flor e vejam que linda é!!!

07.05.2018


07.05.2018

04.06.2018

Comentários