Avançar para o conteúdo principal

Plantar Morangos


Esta semana foi tempo de plantar morangos... Do que pesquisei na internet, li em quase todo o lado para não plantar morangos de semente, embora vejam inúmeras sugestões em todo o lado de como plantar morangos a partir de um morango... O problema é que a partir de semente, irá demorar mais a crescer, frutificar e sem garantia do tipo de fruto que se irá obter.

A realidade é que os morangueiros, com sorte, auto-propagam-se, lançando estolhos (ou estolão) que basicamente trata-se de um caule rastejante que cresce (eventualmente), lançando raízes e brotos dando assim origem a novas plantas.






Como sou teimosa, há cerca de um mês atrás vi à venda umas sementes de morangos selvagens da Vilmorin e resolvi comprar. Posso adiantar que estão neste momento a começar a germinar.


Sem garantias de que as minhas sementes germinem e dêem origem a morangueiros produtivos ainda este ano resolvi pedir a uma pessoa conhecida uns pés de morango. Então esta semana cá apareceram cerca de oito pés de morangueiro.

Já tinha andado a pensar onde os havia de colocar e a opção mais viável, tendo em conta o espaço ainda disponível e uma vez que os morangos não necessitam de vasos muito grandes, era colocar uma treliça na parede e pendurar os morangueiros.




Mais uma vez, volto eu ao Ikea e às inúmeras possibilidades de recriar utilidades para objectos. A escolha foram os recipientes Sunnersta, em que cada um custa apenas 0,50€, bem mais em conta do que qualquer vaso com bom aspecto ou floreiras de parede. Já tinha comprado destes recipientes para colocar na casa de banho e na altura vinham com furos, o que fazia todo o sentido porque eles são feitos para arrumação de cozinha e se colocarmos alguma coisa molhada dentro, facilmente escorre e seca.

Nada que não se resolva! Recorri novamente a um bernequim, fiz três furinhos no fundo e estavam prontos a usar. Estes recipientes são uma opção barata para colocar plantas na parede, até porque vendem uma calha própria para eles que também custa cerca de 2€. Se quiser pôr no interior, não façam os furos no fundo e coloquem pequenos vasos plantados dentro destes (por exemplo as aromáticas que se vendem nos supermercados).

Os restantes passos são os do costume, coloquei argila expandida no fundo, enchi de substrato até à altura necessária, coloquei a planta e preenchi com substrato novamente.

Existe em qualquer lado substrato próprio para plantação de morangos mas os sacos são enormes para o que pretendia, portanto usei o substrato para hortícolas que já tinha em casa.









No ano passado só plantei um morangueiro e tive a infeliz ideia de usar um vaso de aço zincado dos que se vendem no ikea sem furos no fundo e foi uma péssima ideia... depois acabou por ser fortemente atacado por pulgões, acabei por desistir dele e morreu. Espero que estes tenham melhor destino! Espero vir a publicá-los por aqui já com flor ou fruto, estes e os que semeei!





Comentários