Avançar para o conteúdo principal

Porto - Projecto 100.000 árvores


A Câmara do Porto tem a decorrer, até 21 de Março de 2018, a 3ª edição do programa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si”. Esta iniciativa  pretende apoiar os cidadãos, empresas e organizações da cidade na instalação de árvores e arbustos nos seus jardins e quintais.

Myrtus Communis - Imagem retirada da Wikipédia

Esta acção é feita em parceria com o FUTURO,  o qual tem vindo a desenvolver um projecto que consiste em plantar 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, até 2020, reabilitando ecologicamente áreas ardidas, degradadas  ou subaproveitadas através da adequada gestão da vegetação e da plantação e manutenção de árvores e arbustos nativos da região. Esta iniciativa está em linha com as estratégias municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas.

Nas anteriores edições foram oferecidos e plantados mais de 3.834 árvores e arbustos em 834 jardins privados, que beneficiam toda a cidade. As plantas cedidas serão sempre de espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, ou seja, de espécies espontâneas do nosso país e ou região.  A escolha das espécies para cada local depende principalmente das características ecológicas de cada sítio. São privilegiadas espécies como carvalhos, sobreiros, amieiros, freixos, loureiros, medronheiros, ulmeiros, pinheiros-mansos, sabugueiros, amieiros, pilriteiros, entre outras espécies. Cerca de 80% das árvores é fornecida através do Programa Floresta Comum.Com isto pretende-se informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.

Para esta 3ª edição estão preparadas 3.150 plantas de 14 espécies diferentes para oferecer aos portuenses, entre as quais azevinhos, murtas, medronheiros e loureiros. Este ano há uma novidade: todas as plantas serão entregues em vaso para que a condição da planta seja a melhor possível até ao momento da plantação nos jardins e quintais.

Conheça as condições gerais e submeta a sua candidatura aqui!


Comentários