Avançar para o conteúdo principal

Transplantei o Maracujá


Falei aqui há dias da minha recente compra de um pé de maracujá roxo. Este veio de um horto em Arcozelo e trouxe-o porque estava a 2,20€ e para quem anda nestas lides sabe que o preço deles costuma andar à volta dos 6€. Até andei a vê-los com muita atenção para tentar perceber se não estavam doentes. Acabei por não resistir e trouxe-o pensando que se morresse o prejuízo também não ia ser grande.

Já tive um pé de maracujá plantado de semente mas não se aguentou. Era ainda pequenino, estava a demorar uma eternidade a crescer e no ano passado quando fui 15 dias de férias o coitado finou-se de vez. Ainda o deixei até este ano não fosse ele voltar a brotar mas ontem puxei-o e percebi que tinha morrido porque já nem raízes a segurá-lo restavam.





Também já contei sobre a minha intenção de colocar este novo num vaso grande e de preferência rectangular para o poder encostar à parede. Para quem compra vasos sabe que se saírem dos formatos mais comuns e quiserem uma coisa maior ou mais bonita os preços disparam. A solução foi ser criativa e dar uma nova utilidade a uma caixa de arrumação de brinquedos do Ikea. Escolhi o tamanho médio disponível com cerca de 40x30cm e em preto. Gostava de ter comprado a versão mais alta para dar mais espaço às raízes para crescerem mas só havia em branco.

Um dos problemas de readaptar caixas e transformá-las em vasos é falta de buracos de drenagem. Como o plástico não era muito duro experimentei, pela primeira vez, fazer eu os furos com um berbequim com uma das brocas mais grossas que tinha cá por casa. Para conseguir furar o plástico foi preciso fazer alguma pressão mas funcionou na perfeição. Fiz cinco furos, um em cada canto e um no meio.






O passo seguinte foi colocar no fundo dois dedos de argila expandida para fazer uma camada de drenagem e se quiserem ser mais profissionais coloquem um geotêxtil por cima para evitar a perde de substrato aquando das regas. Aqui o mote é contenção de custas e acho um passo dispensável, até porque de tempos em tempos tenho de renovar o substrato, até porque ele vai-se compactando muito facilmente nos vasos e assim é só ir acrescentando à medida das necessidades. 




Para remover a planta do vaso em que vem do horto devemos apertar ligeiramente o vaso à volta até a terra se soltar. Se sentirem dificuldades em remover a planta do vaso por vezes ajuda regar ligeiramente.

Depois de retirarem a planta podem apertar a terra ligeiramente para ajudar a soltar ligeiramente as raízes para elas depois se expandirem na nova casa.

Por fim coloquem a terra necessária como base à planta para que a superfície coincida com o limite do novo vaso. Por último, é só preencher todo o espaço restante à volta com substrato e no final calcar ligeiramente para dar alguma estabilidade à planta. No caso do maracujá é necessário firmar as estacas para que se segure. Sempre que transplantam uma planta não se esqueçam de a regar no final do processo!!



E o meu pé de maracujá roxo já está muito bem instalado, agora é rezar para que goste da casa nova! Vou aguentar um tempinho para ver como ele reage - devido às limitações da exposição solar - e caso ele continue viçoso tenho de tratar de lhe arranjar uma treliça para que possa trepar pela parede acima! Cuidado vizinhos que o maracujá está à solta!



Comentários