Avançar para o conteúdo principal

As minhas aromáticas


Não é uma óptima altura para as plantas, muitas morreram no Outono e portanto tenho de esperar que chegue aí a Primavera e o bom tempo. Nesta altura já semeei muita coisa em pequenas sementeiras e já comecei a repor algumas aromáticas. Já tentei até trazer ter um manjericão dos que se compram já envasados no supermercado mas nem na janela da cozinha se têm aguentado porque são muito sensíveis ao frio.

Uma das aromáticas que é muito bonita nesta altura é o alecrim, que floresce no Inverno, com umas lindas e pequenas flores roxas.

Esta semana tentei registar algumas das plantas que tenho para deixar aqui no blog e depois poder ir tendo um ponto de comparação ao longo do tempo mas tem estado tão mau tempo que foi difícil ter uma boa luz e que as plantas parassem quietas por causa do vento...

As aromáticas são o que mais tenho porque dão sempre para usar na comida e conseguem ter-se em pequenos vasos. Entretanto também já tive de comprar uma estufa para ver se as plantas se aguentam melhor no tempo frio.

Hortelã
A Hortelã é a aromática que tenho há mais tempo, está numa grande floreira e é tão invasiva que está a tomar conta dela toda! Levou um grande corte no final do ano passado e estão a começar a aparecer imensos pés e folhas novas. Também tenho hortelã chocolate que gosto muito de usar como infusão e agora tenho um pé de hortelã ananás a enraizar. Não ponho fotografia porque tem pouca folha e está com tanta raiz que tenho de lhe arranjar outro vaso.


Poêjo
É da mesma família da menta, vinha um vasinho lindo, com folhinhas delgadas mas sucumbiu ao frio da varanda. Pus na estufa e também não gostou, começou a ganhar bolor no pé. Resolvi colocar outra vez na varanda e curiosamente os caules estão cheios de folhas novas a brotar. Ainda há esperança...


Salsa
A minha salsa no ano passado foi toda comida pelas lagartas, a que se vê são apenas dois pés de salsa que rebentaram todos outra vez e a da esquerda é salsa nova que plantei quando a outra foi comida no ano passado. Está a adorar os dias frescos e a chuva do último mês! Está mais verde e viçosa que nunca. Só apanha sol da parte da manhã e está plantada juntamente com um limoeiro. Já tenho semente de salsa frisada para plantar no espaço que resta no vaso.


Rosmaninho
O rosmaninho é uma lavanda, já falei dele há dias e portanto não me vou alongar... trouxe os pés de Trás-os-Montes e estou a ver se têm um final feliz por aqui! 


Alecrim
Este pé de alecrim é o mais velho habitante das varandas, a par da hortelã, uso-o imenso em assados, vou cortando-o e ele volta a crescer.


Erva-Cidreira
Comprei uma mudinha de erva-cidreira no cantinho das aromáticas, ela já quase morreu, já estive para dá-la para plantarem na terra e ela agora tem estas folhinhas. A coitada teima em não crescer. Não é propriamente a erva mais feliz cá de casa... Nunca a consegui usar.


Coentros Vietnamitas
Já vi chamarem-lhe coentros, já vi chamarem hortelã... Para mim são coentros porque é ao que se assemelha o cheiro deles. Deram-me umas estacas numa troca de sementes e estiveram a enraizar em água. As folhas secaram todas mas criaram umas belas e fortes raízes em muito pouco tempo. A semana passada pu-los em vasinhos para ver se pegam!


Tomilho
Este é o tomilho vulgar, no ano passado tive dois que infelizmente morreram. É daqueles de supermercado e pu-lo num vaso ligeiramente maior. Nitidamente este também está a pedir mais calor...


Stevia
Não é planta que use muito, usei-a apenas nalguns chás porque não uso açúcar em nenhuma bebida mas não notei muita diferença. Penso que tenha de ser seca para adoçar. Quando a comprei era muito bonita mas também foi uma vítima das lagartas e só lhe sobrou um pé. Quando veio o frio acabou por desaparecer toda a folhagem. Felizmente está a rebentar outra vez.


Tomilho dos gatos
Não gosto do cheiro dele, penso que não seja bom para usar na culinária nem o faria porque o cheiro dele não me agrada mas já me disseram para arrancar umas folhas dele, esmagar entre os dedos e cheirar, que seria bom para a minha bela rinite alérgica. As folhas acizentadas são do ano passado, as que se vêem em baixo são as folhinhas novas a nascer.


Erva-Azeda
Umas das mais novas inquilinas, mesmo com este frio está sempre, sempre, sempre a pedir água! As folhas ficam molinhas e baixam todas e mal a rego espevita logo! Cheira-me que esta será o inverso e vai ser problemática quando vierem os dias quentes. Também veio no ano passado do Cantinho das Aromáticas e um padrão das plantas que trouxe de lá é que quase não cresceram!


Tomilho bela-luz
Mais um que mal cresceu no ano passado. Comprei-o porque adoro o cheiro deste tomilho! Finalmente o pequeno começou a brotar novas folhinhas e a crescer! Como esperava que crescesse bem até lhe dei um vaso maior...


Camomila
Esta veio do mesmo sítio que os tomilhos anteriores, já tinha florido quando a comprei e agora começou a ficar verde novamente. Também a pus num vaso maior mas não tive muita sorte com ela. Tentei semear camomila mas também não consegui nada, não sei se foi da qualidade das sementes ou das condições que tenho! Já coloquei este ano novas na terra mas algo me diz que não vou ter nada novamente... Queria muito flores para o chá mas até agora só mesmo do comprado em saquetas!!!


Erva do Caril e Lavanda
É uma planta que cheira a caril... não a uso da comida. Acho-a bonita, na sua tonalidade cinzenta, parece uma alfazema mas cheira a caril! Quando cresce dá umas bonitas flores amarelas e os cuidados necessários com ela são muito poucos...
Atrás vê-se outra espécie de lavanda.


Oregãos
No ano passado tive dois vasos de oregãos, um acabei por deitar fora mas não sei se fiz bem ou mal e já vos mostro abaixo porquê. Este é novo mas só se aguenta por enquanto dentro da estufa, se o ponho lá fora começam as folhas a mirrar todas.


Este é um dos vasos que ficou dos oregãos do ano passado e dele não restou nada senão raiz. Foi um belo molho de oregãos que acabei por secar. Heis que começam a aparecer aquelas pintinhas verdes.... vêm aí novos filhos deste pé de oregãos!


Cebolinho
Este cebolinho também era do ano passado e não restou muito dele, deu duas ou três lindas flores roxas que acho que o fez "re-semear-se". Ainda assim os pés eram muito poucos e juntei mais umas sementes. Infelizmente os pulgões adoraram-no e andei aí umas semanas a lutar contra eles!!! Em vez de verde viam-se pés pretos, eram mil cães a um osso... tive de deitar o vaso, sacudi-los dos caules e matá-los. Além disso levaram várias borrifadelas de água com vinagre de cidra e até ver a coisa  está mais ou menos controlada e o cebolinho começou finalmente a crescer.


Como o anterior não prometia grande coisa heis aqui um cebolinho novo, semeado e crescido, directamente de um supermercado! Já cresceu desde que cá está e ja está a precisar de um corte. Se cortarem o cebolinho com uma tesoura ele volta a crescer e volta mais forte.


Salvia Ananás e Erva-Príncipe
A Salvia Ananás comprei há pouco tempo, adoro o cheiro dela. A Erva Príncipe é muito boa para chá mas também é muito boa para o meu gato comer. Tive de comprar uma segunda planta porque um dos meus gatos comeu a primeira toda! No Verão tinha um tufo maravilhoso dela, no fim do tempo quente as folhas começam a secar e teve de levar um corte de cabelo. As folhas essas sequei-as e guardei-as. Agora o vaso está no cimo de uma estante sem espaço disponível para o gato lhe saltar para cima!! Já está a começar a crescer novamente. 



Além destas, deixem-me pensar, tenho mais dois vasos com sálvia, um de coentros (e mais dois semeados com duas espécies diferentes), um com sorrel dos bosques, manjericão, um de segurelha do ano passado que ainda estou a ver se reanima e queria ter estragão, também tive mas morreu... acho que não me estou a esquecer de nenhuma!...

Comecei por ter as aromáticas numa estante/expositor do Ikea porque na altura me pareceu a melhor opção. Cabiam alguns vasos, em altura e bem arrumadinhos. Rapidamente percebi que ela não é assim tão eficiente, as plantas começam a crescer e a ficar todas em cima umas das outras. Depois também acabei por adoptar uma táctica, os vasos todos com buraco menos os da última fila em baixo. Regando os de cima eles acabam por pingar duns para os outros o excesso mas se os últimos de baixo forem furados sujam e molham o chão todo. Como não dá para ter vasos sem furo agora coloco em baixo vasos cerâmicos com as plantas dentro em vasos de plástico... E acabo a deixar uma imagem das minhas aromáticas no ano passado na Primavera! Acho que esta estante já não se vende no Ikea...




Comentários