Avançar para o conteúdo principal

Lavandula Stoechas - Rosmaninho

 Fala-se de alfazema, fala-se de lavanda, fala-se de rosmaninho.... e a pergunta é, são todos a mesma coisa? Se procurarmos na Internet é difícil perceber, a informação é muita e nem sempre é a mais correcta.

Com a minha visita a Mirandela percebi finalmente do que se tratava o Rosmaninho. E não o confundamos com o alecrim, do qual o nome científico é Rosmarinus officinalis

O Rosmaninho é da família das Lavandulas e descobri que também é chamada de Arçã (e segundo fontes da Internet também de arçanha, rosmaninho-maior ou rosmano).

Imagem retirada da Internet

É um pequeno arbusto lenhoso, facilmente identificável pelo aroma das folhas e pelas flores violetas. 
a folhagem é persistente e a altura da planta ronda os 20 a 40cm, podendo no entanto ir até 1,5m. As suas folhas são verde acinzentado e as flores são em forma de espiga, entre cerca de 2 a 8cm, compostas por pequenas flores e no topo têm longas brácteas violetas, lilases ou brancas. 

Deixo-vos uma imagem que encontrei no Pinterest na qual se vêm as diferenças entre algumas lavandulas e onde podem ver como são as flores do Rosaminho (Lavandula Stoechas):




O Rosaminho é uma planta muito aromática, o seu cheiro é muito semelhante ao das alfazemas e além de ser muito bonito, é uma planta rústica que não exige muitos cuidados, resiste à geada no inverno, à seca no Verão, tolera solos pobres, ventos forte e não precisa de muita água. É por isso uma boa opção para quem não tem muito jeito para cuidar de plantas e ainda atrai insectos úteis para a horta e jardim. Floresce na Primavera e dura até Setembro.

No Outono, o Rosmaninho deve ser podado de forma a manter a planta compacta e favorecendo o seu rejuvenescimento.

Pode ser propagado facilmente por estaca, portanto se conhecerem alguém que tenha basta roubar uma estaca e colocar na terra até enraizar. 

Há muitas espécies, variedades e cultivares de Lavandulas e dentro da Espécie de Lavandula Stoechas há ainda subespécies e dentro delas ainda existem variações e sem falar nos híbridos. No ano passado já tinha comprado um vasinho de Lavandula Stoechas num horto mas que nada tem a ver com o rosmaninho.

Em Trás-os-Montes o Rosmaninho é uma planta espontânea e como o terreno vai ter de ser limpo, resolvi trazer alguns pés. É incrível a quantidade de rosmaninho que existe por lá! 

A lavanda é óptima para perfumar a casa, quem não a conhece dos óleos essenciais, das almofadas terapêuticas que estão na moda, nas mães e avós que a colocavam pela casa e nos armários como repelente de traças... Das flores podem fazer-se infusões e serem usadas na culinária. Embora não seja muito fã já fiz bolo de alfazema e foi um sucesso (podem adquirir as flores em qualquer supermercado que venda pacotes de ervas para infusões). E que tal um banho relaxante com alfazema?



Do que trouxe de Mirandela, já plantei uns pés em vaso, veremos como se adaptam porque já li que o Rosmaninho se dá mal em vaso. Podem ver na imagem que ainda vinham com flores secas do ano passado mas já lhes dei um valente corte antes de replantar.

Aproveitei ainda os pés mais pequenos para colocar nos pequenos vasos biodegradáveis que comprei para depois oferecer (se se aguentarem!). Espero na Primavera ter umas belas e perfumadas flores na varanda e partilhar uma história de sucesso...

Comentários