Avançar para o conteúdo principal

Plantar Gengibre


Havia duas coisas que queria muito plantar ultimamente, curcuma e gengibre, tratam-se ambas de rizomas o que significa que se expandem e crescem debaixo da terra. Eles devem ser ambos plantados na altura da Primavera, o problema é que já tinha comprado ambos, coloquei algum tempo na janela da cozinha (porque é mais quente e bate o sol) e nenhum dos dois germinava.

Um dos grandes problemas é que tanto um como o outro chegam a nós já secos e se vierem secos demais nunca irão germinar. A curcuma continua dentro da terra num vasinho pequeno e o gengibre acabou por ir para o lixo porque entretanto plantei um novo.







Numa das minhas idas ao supermercado vi uma embalagem de gengibre já com dois brotos. Aliás, já estava inclusive a ficar com bolor... nunca o compraria para consumo naquele estado mas para a finalidade que procurava foi perfeito! Curioso que há dias em casa de outra pessoa vi um gengibre exactamente no mesmo estado e são os dois produtos vindos da china. Preferia ter comprado um de produção local e biológicas mas à falta de melhor...

O gengibre precisava de algum espaço para crescer portanto usei novamente uma  caixa de brinquedos do Ikea que é funda, espaçosa e era o que cabia melhor no espaço ainda disponível. Plantei então o gengibre colocando-o todo dentro da terra, com o pequeno broto para cima e ligeiramente de fora. O pedaço maior que vêem parti-o ao meio e plantei a metade germinada.

Como me disseram que o gengibre não tolera temperaturas baixas e ainda não tem folhagem, coloquei por cima da caixa um plástico (daqueles de estufa) preso com umas molas dos lados para tentar controlar a temperatura até que o tempo quente venha.

O mais engraçado é que descobri que tanto a planta da curcuma como a do gengibre são muito bonitas, pesquisem no Google se ficarem curiosos...

Já alguém por aí tentou plantar algum destes rizomas? 

Comentários