Avançar para o conteúdo principal

Capuchinhas | Nasturtium


Uma das minhas tentativas fracassadas de semear coisas no ano passado foram as Capuchinhas... as sementes que coloquei na terra na altura foram fruto de uma troca e nenhuma das sementes germinou, talvez já não fossem muito novas...

Este ano vi umas baratinhas no Lidl e resolvi comprar. Uma pessoa até acaba por ficar confusa com tanta variedade de plantas e sementes que há... achava eu que só havia um tipo de capuchinhas e vi mini-capuchinhas e estas do Lidl umas diziam ser uma planta rasteira (tropaeolum minus) e outra trepadeira (tropaeolum majus)! Na dúvida trouxe das duas... na minha "leiguice" o que me parece é que as que dizem ser rasteira são as mini e as outras as normais.

Também são conhecidos por cinco-chagas, bico-de-papagaio, capuchinho, mastruço-do-peru, flor-de-chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, chaguinha, agrião-da-índia e mastruço.





23.02.2018

Das sementes compradas no Lidl germinaram todas e até ver tem corrido bem...  Pus num vaso verde a versão "rasteira" e num vermelho a "trepadeira". Entretanto já transplantei algumas e confesso que não sei muito bem quais...

Num vaso suspenso que tenho coloquei uns três pés de uma e dois da trepadeira, noutra que está pendurada na guarda da varanda coloquei alguns pés da versão rasteira e as que sobraram do vermelho estão agora dentro do mesmo vaso mas penduradas no varão que acabou sem nada porque é um vaso muito levezinho. 


09.03.2018

04.04.2018

As que transplantei já foi há umas semanas e levaram uma porrada das chuvadas, até granizo e estão meias moribundas, as folhas ficaram picadas e meio acastanhadas. As restantes estiveram até esta semana dentro da estufa e cresceram como loucas. O que é certo é que adoram o calor e a luz porque estão sempre viradas para o lado em que dá sol.

Algumas espécies são naturais de regiões subtropicais e temperadas quentes e consideradas até invasoras nalguns sítios. Se estiverem atentos no Verão vêm esta planta em imensos sítios baldios. 

Para quem não sabe, esta é uma planta totalmente comestível. Podem comer as folhas, as flores e até os frutos. Dizem que as folhas têm um sabor apimentado e com sabor semelhante ao agrião. Os frutos podem ser colhidos e feita uma salmoura com eles, semelhante ao que se faz com as alcaparras. Confesso que ainda não experimentei comer as folhas e flores ainda não as há....  Se os frutos ficarem na planta e se deixarem secar podem ser usados no ano seguinte para serem replantados. Se tiverem um jardim e elas caírem na terra é certo que no ano seguinte volta a nascer...

19.04.2018

Frutos das Capuchinhas - Fonte da Imagem

Já alguém provou Capuchinhas?

Comentários

  1. Que engraçado! Também comprei um desses pacotinhos no Lidl (o de Tropaeolum minus) para semear pois, apesar de ainda nunca ter provado, fiquei muito curiosa desde que vi os concorrentes do Masterchef Australia a irem recorrentemente ao jardim buscar nastúrcios para utilizar nos pratos. Ainda não semeei mas o ano passado semeei umas ervilhas de quebrar também desses pacotes do Lidl e nasceram muito bem.
    Aproveito para dizer que descobri este blogue hoje por um comentário seu no facebook da Citrina Plants e vim espreitar, pois também sou apaixonada por jardinagem, e estou fascinada pois temos interesses e muitas plantas em comum, e até os mesmos problemas :D (pulgões no cebolinho, orégãos que quase morrem e ressuscitam, erva-cidreira tímida...)
    A jardinagem é uma paixão minha recente (desde que me mudei para a minha casa actual há 3 anos) e também começou com um vasinho com uma suculenta (uma Echeveria, o início da paixão pelo fascinante mundo das suculentas) e uma mini-roseira comprados no Lidl. De repente dei por mim a comprar mais, a visitar hortos, a pesquisar e a descobrir uma paixão que desconhecia. Apesar de ter espaço para jardim, ele ainda não está preparado para cultivar pelo que vou criando o meu jardim em vasos, tal como a Alexandra. Em casa dos meus pais tenho roseiras, uma groselheira e um loureiro à espera de virem para cá quando o terreno estiver a jeito.
    Sou fã de aromáticas, também tenho várias hortelãs (hortelã-chocolate, hortelã-laranja e menta-uva, além da normal), alfazemas/lavandulas, alecrim (adoro na comida!), tomilhos (normal e limão, um tomilho-laranja que definhou entretanto e o Bela-Luz também, que me faz lembrar o cheiro dos rebuçados Halls originais), erva-do-caril, santolina, salvia, lúcia-lima e uma camomila que também não resistiu... Tenho um maracujá, uma framboeseira (do Lidl) que apesar de estar em vaso já deu framboesas!, dois Citrus limon e um Citrus calamondin (também do Lidl) que vieram pouco mais do que estacas e agora já dão frutos, uma planta de chá (Camelia sinensis), um hibisco, dois mini-abacateiros que germinei de caroços e agora um pessegueiro acabadinho de germinar doutro caroço e que está todo pujante com os seus 10 cm! Compro muitas plantas no Lidl porque são em conta e têm uma variedade interessante (algumas só encontro no Lidl e não nos hortos).
    Tenho algumas mini-roseiras e outras normais que aguardam a vez de ir para a terra, o mesmo para as hortênsias... Adoro bolbos e tenho vários vasos com tulipas, frésias e íris e em casa mini-narcisos (Narcissus tête-à-tête). Agora está na altura de crescerem e florirem os Lilium sp (ou coroas-imperiais como há quem chame) e as amarílis (tenho duas, são os bolbos com as flores mais espectaculares). E depois tenho um monte de suculentas: começou com a tal Echeveria e de repente estava viciada! São lindas e muito gratificantes porque são muito resistentes e fáceis de propagar.
    Desculpe o longo texto mas entusiasmo-me a falar de plantas, sobretudo quando é com alguém que partilha do mesmo gosto e interesse. Sou da zona de Sintra e apesar de não ter ainda grande colecção de sementes (uso mais o método de estacas) estou disponível para partilhar sementes se tiver interesse e/ou for possível.
    Cumprimentos e feliz jardinagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celina! Se ainda não semeou as capuchinhas se calhar devia semear... senão depois não nascem. As minhas do ano passado semeei tarde demais.
      Nem me fale nos pulgões, já não sei que lhes faça, ainda por cima agora que a erva cidreira tinha começado a crescer bem pulverizei-a com água com vinagre e queimei-a. :( :(
      Como se não bastasse, dentro de casa as orquídeas apareceu-lhes cochonilha, hoje desisti e foi mesmo de insecticida.

      Eliminar
    2. Vou semear sim, aproveitar os dias mais soalheiros porque com o frio que tem feito nem me tem apetecido meter mãos na terra a fundo. Quanto à cochonilha, nem me fale dessa praga!! Pensava que era só eu... Tenho cochonilhas nas plantas mais improváveis, até chego a ter no tomilho e no alecrim! No alecrim, que eu diria que é rústico o suficiente para resistir a esse tipo de pragas... Ainda não descobri nenhum método natural para eliminar o raio dos bichos, em desespero de causa acho que vou usar também insecticida, mesmo que depois não possa usar as aromáticas.

      Eliminar

Enviar um comentário