Avançar para o conteúdo principal

Nova treliça - Cucamelon


No ano passado germinei umas sementes de cucamelon que me ofereceram... germinaram bem, cresceram um bocadinho mas só consegui tirar um futinho porque os pus num sítio em que não podia trepar por lado nenhum.


Acabei por nem sequer provar o fruto! Para quem não sabe do que se trata, o Cucamelon, também conhecido por nomes como Mini Melancia, Mexican sour gherkin, mas do qual o nome científico é Melothria scabra é uma espécie de pepino, que por fora se assemelha a uma melancia do tamanho de uma uva.

Este ano sabia que tinha de lhes arranjar casa nova mas esperei que as sementes germinassem para tratar disso. Na semana passada comprei então uma treliça em madeira no Leroy Merlin (9,99€). 

Além de ir tentar que este fruto trepe pela treliça acima, caso não resulte, pelo menos dá para pendurar os vasos de morangos (que sucumbiram à piolhagem) e vou ter de substituir a terra e pôr qualquer coisa nova nos vasos.

Como podem ver na imagem também mudei a estufa. A minha ideia era tirar o plástico quando o tempo aquecesse mas as plantas lá dentro continuam a crescer muito bem e portanto adiei a tarefa. Mudei a estrutura dela, retirei os ferros superiores, dobrei o plástico excedente em cima e fiz uma sandwich com duas das prateleiras para o topo ficar seguro e direitinho. Com isto consegui ganhar uma prateleira superior onde pus algumas coisas e mais tarde pretendo tentar pôr qualquer coisa como courgettes ou beringelas.



Como podem ver na imagem, os Cucamelon já estavam bem germinados e portanto hoje, depois de tirar estas fotografias já os plantei no vaso definitivo. Coloquei-os num daqueles vasos altos e transparentes que se vêem na fotografia acima (em que aparece um vazio). Quando começarem a crescer vou colocar uns pauzinhos para os ajudar a encaminharem-se para a treliça.


Entretanto muita coisa está a crescer bem e a florescer. O que mais me anima são as capuchinhas que já estão lindas e floridas! Infelizmente no fim-de-semana estive quase sempre fora, descurei as regas e apenas um maracujá banana que tinha germinado morreu com o calor dentro da estufa.

Já por aí alguém plantou e/ou provou Cucamelons???

Comentários